O gerente de Projetos do IDIS Osmar Araújo esteve em treinamento na Charities Aid Foundation (CAF) em Londres e conta, em artigo, a importância de escutar cada vez mais (e melhor) as necessidades dos investidores sociais.
A Charities Aid Foundation (CAF) estabeleceu metas ousadas para os próximos anos. Sem fins lucrativos e com sede em Londres, a organização pretende fortalecer sua rede mundial até 2011 para atender a crescente demanda por serviços que gerem soluções globais na atuação dos investidores socioambientais.
O plano é composto por duas linhas básicas. A primeira disponibilizará um sistema de informação e de transferência de recursos online para todos os 8 escritórios e representantes da Rede CAF. A intenção é proporcionar uma ferramenta ágil e confiável aos clientes que desejem investir em outros países, especialmente aqueles que operam a partir de estratégias globais.
A segunda prevê mais integração entre os escritórios por meio do aperfeiçoamento da metodologia de trabalho, da troca sistemática de experiência e do desenvolvimento do relacionamento com clientes de forma integrada. Com isto, será possível entender melhor as necessidades dos investidores e criar soluções dentro da estratégia global de investimento socioambiental, só que refinadas às realidades específicas dos diferentes países.
Isso é parte do que pude observar durante o primeiro treinamento internacional para equipes gerenciais, realizado pela CAF em novembro de 2009. O pano de fundo do encontro na capital inglesa foi formado por três questões: o fortalecimento da rede internacional, o estímulo à troca de experiências entre os representantes locais e o estabelecimento de processos formais de colaboração entre as unidades. Durante cinco dias, aconteceram workshops para o aprimoramento das consultorias, visitas a clientes e apresentação de casos.
Cada escritório da Rede CAF enviou de um a dois representantes, apenas a unidade da Bulgária não compareceu por incompatibilidade de agenda. Estiveram presentes integrantes do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), que atua no Brasil e na América Latina, o The Centre for Asian Philanthropy, que atua em Cingapura e região, e os escritórios da CAF nos Estados Unidos, na Índia, na Austrália, na África do Sul e na Rússia.
O workshop teve a função de desconstruir as lógicas prontas de muitos consultores. Durante o debate sobre mobilização e desenvolvimento dos clientes, a conversa veio corroborar o que o IDIS já faz no Brasil e que será replicado em outros países: desenvolver soluções mais customizadas na área de investimento socioambiental.
A meta é elaborar propostas que atendam ao universo daquele investidor, sem oferecer modelos padronizados, como caixinhas prontas. O IDIS há anos atua dessa forma, num relacionamento próximo ao cliente, escutando suas necessidades e oferecendo um repertório de serviços, competências e rede de contatos para proporcionar soluções sinérgicas para os investidores socioambientais.
Ao ser espalhada por toda a rede, essa prática vai auxiliar no atendimento mais “artesanal” do cliente no alcance mundial do investimento social. Como? Junto a um sistema de informação integrado, com intercâmbios entre as unidades, será possível disseminar as expertises e até facilitar o fluxo das doações.
Não são raros, por exemplo, casos de investidores norte-americanos que aplicam em causas de países da América Latina ou da África. Com os escritórios da CAF integrados na estratégia internacional de consolidação da rede, o fluxo será agilizado.
Captação
O intercâmbio também serviu para conhecermos mais de perto outras práticas. Uma das mais interessantes é adotada pela CAF Austrália. Os australianos possuem vários modelos para realização de doação online, inclusive um que utiliza cartão de crédito.
Esse tipo de ferramenta não é uma novidade no Brasil, mas ainda é pouco utilizado pelos doadores brasileiros. Além de ser uma maneira fácil para o investidor efetivar suas doações, organizações como a CAF funcionam como um avalista das causas e organizações que receberão os recursos.
Para se ter uma ideia do alcance que pode ter no país, basta observar os dados do comércio eletrônico. Mesmo sob os efeitos da crise econômica, cresceu 27% no primeiro semestre de 2009 se comparado ao mesmo período de 2008, segundo dados da e-bit, empresa especializada no setor. O faturamento foi de R$ 4,8 bilhões. Os números indicam o imenso potencial de utilização de ferramentas online no Brasil.