No início de julho foi realizado, em São Paulo, o Encontro de Formação dos Empreendedores Cívicos da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) 2016. A diretora presidente do IDIS, Paula Fabiani, faz parte dessa rede de lideranças comprometidas e alinhadas com a ética e com os valores e princípios da sustentabilidade.
O objetivo do encontro, além de ampliar o conhecimento a respeito da sustentabilidade e do papel destes Empreendedores Cívicos no contexto político atual, foi promover a integração da rede e propiciar uma discussão de ideias e troca de experiências. Entre as atividades realizadas no primeiro dia de formação, os Empreendedores dividiram-se em grupos temáticos, de acordo com suas atuações sociais, para debater sobre sustentabilidade, educação e controle social, aproveitando a polêmica do projeto de lei conhecido como Escola sem Partido.
No segundo dia de encontro, o Líder RAPS Zysman Neiman e professor de ciências ambientais da UNIFESP apresentou o painel Conceituação de Sustentabilidade e o caminho para a implantação de Cidades Sustentáveis. A formação foi concluída com o debate Democracia e Governança Política de transição rumo a uma sociedade sustentável. Além das discussões, foi apresentado também o Programa Eleitoral da RAPS, que faz parte da estratégia de formação de lideranças políticas. “A RAPS é um espaço de muita troca de saberes e experiências. Nesta última reunião, um dos pontos de destaque e reflexão foi identificar como podemos contribuir para o país, neste ambiente político conturbado”, conta diretora presidente do IDIS, Paula Fabiani.
Sobre a RAPS
Constituída em maio de 2012, a RAPS se propõe a fortalecer e aperfeiçoar a democracia e as instituições republicanas mediante o apoio à formação de lideranças políticas que colaborem com a transformação do Brasil em um país mais justo, próspero, solidário, democrático e sustentável. Para ingressar no projeto e ser um Empreendedor Cívico RAPS é preciso ter uma sólida ação política já constituída na esfera da sociedade civil. Além disso, é necessário participar de um processo de seleção que ocorre todos os anos entre novembro e janeiro. A formação realizada em julho faz parte de uma séria de atividades oferecidas aos Empreendedores Cívicos RAPS.
Sobre o Programa Eleitoral RAPS
A iniciativa é direcionada exclusivamente aos membros da entidade. Podem participar integrantes de todas as turmas dos projetos – Líderes RAPS, Empreendedores Cívicos e Jovens RAPS – que desejem contribuir ativamente nas eleições municipais de 2016. O programa faz parte da estratégia de formação de lideranças políticas e tem como um de seus principais objetivos qualificar e potencializar as campanhas eleitorais dos Líderes RAPS pré-candidatos às eleições deste ano. Além disso tem o intuito de propiciar oportunidade de aprendizado aos membros interessados, fortalecendo relações ao ampliar a troca de conhecimento, com base na missão, nos princípios e nos valores da organização.
Mais informações sobre o projeto em www.raps.org.br