A identidade visual é o primeiro contato das pessoas com uma marca. Ela é responsável por transmitir sua essência, sua filosofia. Em 2019 o IDIS completou 20 anos, e foi neste momento que teve início o processo de atualização de sua identidade visual. Uma pesquisa de percepção de marca, seguida por um aprofundamento feito junto a profissionais de comunicação, levaram a um diagnóstico sobre como éramos vistos, quais atributos eram mais associados ao IDIS e o que a identidade visual transmitia naquela época. Esses elementos foram a base para a condução de um workshop com a equipe, que forneceu os caminhos para a transição.
“Adotamos um novo símbolo e novas cores. A nova marca reflete a evolução do IDIS, que já vinha ajustando seu posicionamento e adotando novas formas de agir e interagir para atingir nossa missão, respondendo às transformações em nosso setor e também no mundo.” explica Paula Fabiani, diretora-presidente do IDIS.
Com a missão de inspirar, apoiar e ampliar o investimento social privado e seu impacto, o IDIS trabalha junto a indivíduos, famílias, empresas, fundações e institutos corporativos e familiares, assim como organizações da sociedade civil. A atuação baseia-se no tripé geração de conhecimento, consultoria e realização de projetos de impacto, que contribuem para o fortalecimento do ecossistema da filantropia estratégica e da cultura de doação.
Para o diretor de projetos Renato Rebelo, esta é uma oportunidade para também rever o portfólio de serviços da organização. “Oferecemos uma ampla gama de serviços na consultoria, e aproveitamos este momento tornar mais clara nossa oferta aos diversos públicos que apoiamos.”
O lançamento da nova marca segue em 2021 com o desenvolvimento de um novo site, newsletter e relatório de tendências, desenvolvido a partir da consulta de especialistas brasileiros e internacionais.
Sobre a marca
O IDIS sonha com um futuro mais justo e solidário para todos. Todos os dias, conecta pessoas e organizações, celebra diferenças e encontra pontos em comum para avançar em sua missão. Este aspecto inspirou a criação da marca.
O alvéolo hexagonal é interpretado de forma metafórica, como pedra fundamental de uma sociedade mais igualitária. A partir dele, o “todo” social é construído de forma organizada, orgânica e constantemente aberta a novas conexões.
O IDIS se apresenta como um importante agente polinizador social, que dissemina conhecimento e fertiliza o campo, contribuindo de forma decisiva na constante busca por equilíbrio social.